As exportações brasileiras de café registraram um novo recorde em julho de 2024, com um aumento de 25,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 3,774 milhões de sacas. O desempenho foi impulsionado principalmente pelo crescimento das exportações de cafés canéforas (conilon e robusta), que alcançaram um volume histórico.

Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a receita cambial com as exportações de café em julho também apresentou um crescimento significativo, atingindo US$ 932,5 milhões.

No acumulado do ano, as exportações brasileiras de café totalizaram 28,146 milhões de sacas, um novo recorde histórico. Esse desempenho positivo pode ser atribuído à alta demanda global, especialmente por parte dos Estados Unidos e da União Europeia.

Os cafés canéforas brasileiros têm se destacado no mercado internacional, ocupando o espaço deixado pela menor oferta de outros países produtores, como Vietnã e Indonésia. Além disso, os cafés diferenciados, com qualidade superior ou certificados de práticas sustentáveis, também têm registrado um crescimento expressivo nas exportações.