A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a empresa de inteligência de mercado Horus divulgaram dados do primeiro quadrimestre de 2023 sobre o setor cafeeiro. As vendas no varejo tiveram um aumento de 5,81% em comparação ao mesmo período do ano anterior, alcançando a marca de 4,68 milhões de sacas vendidas, excluindo canais como hotéis, restaurantes, licitações e consumo fora do lar.

Por região, o Sul, o Norte e o Nordeste registraram crescimento acumulado nas vendas, com aumentos de 11%, 38% e 8%, respectivamente.

Além disso, houve um aumento na presença do café nas compras no varejo, especialmente no canal Atacarejo, onde a incidência do produto atingiu 9,9% em abril, um aumento de 0,6% em relação ao ano anterior. O Nordeste e o Norte apresentaram maior incidência em comparação a 2022, com acréscimos de 1,6% e 2,1%, respectivamente. O café está mais presente nos carrinhos de compras das classes D e E, passando de 8% no ano passado para 9,2% atualmente.

O Atacarejo foi o canal onde mais se gastou em café, com um ticket médio de R$20,93. A região Centro-Oeste teve o maior gasto por compra, com uma média de R$22,98, seguida pelo Sul, com R$20,27. As classes A e B foram as que mais gastaram com o produto, desembolsando em média R$19,92, seguidas pelas classes D e E, que gastaram em média R$19,39.

Em relação aos preços, todas as categorias de café tiveram aumento em comparação a abril do ano passado, com o café Superior liderando com um aumento de 16,96%. Os cafés Tradicionais/Extrafortes e Gourmet tiveram aumentos de preço de 1,68% e 9,08%, respectivamente.