Foi notícia na semana passada…
- Agricultores de café do Vietnã buscam renegociar acordos após aumento nos preços: A recusa dos agricultores no Vietnã em cumprir contratos de entrega de café devido ao aumento dos preços está contribuindo para uma escassez global de café e preços mais elevados, afetando o mercado global. Veja mais em nosso site: zancafe.com.br/produtores-vietna
- Vendas no varejo – super e hipermercados resilientes: As vendas nos super e hipermercados cresceram 0,8% em dezembro de 2023 em comparação com o ano anterior, enquanto o comércio varejista nacional registrou uma queda de 1,3%, evidenciando a resiliência do setor de super e hipermercados em meio aos desafios enfrentados pelo comércio varejista como um todo. Veja mais em nosso site: zancafe.com.br/dados-varejo
- Inflação sobe em janeiro e pressiona expectativas econômicas: IPCA de janeiro de 2024 registra aumento de 0,42%, superando as expectativas do mercado, levando o Banco Central a considerar cautela nos cortes de juros devido à pressão inflacionária Veja mais em nosso site: zancafe.com.br/ipca-janeiro
Mercado futuro:
A semana anterior foi de volatilidade nos mercados futuros, em razão do vencimento de opções do contrato março do arábica. Em NY, o arábica oscilou entre mínima de 183,15 (-3,1%) e máxima de 192,10 (+1,6%), fechando em alta de 1,3% aos 191,50 pontos. Já em Londres, o robusta oscilou entre mínima de 3.057 (-1,9%) e máxima de 3.223 (+3,4%), fechando próximo à máxima, aos 3.217 pontos (+3,2% na semana).
Protestos de produtores na Europa seguem dificultando o já conturbado cenário logístico internacional. Dados da consultoria Drewry indicam que os fretes marítimos tiveram queda de 4,5% desde o pico de 25 de janeiro, porém estão em níveis 128% acima do final de 2023.
Mercado físico:
Em linha com o comentado no último boletim, as exportações de conilon alcançaram 457 mil sacas em janeiro, aumento expressivo de 504% em relação a janeiro do ano passado, e maior do que os 4 primeiros meses de 2023. As exportações de arábica também subiram na comparação anual (+31%), porém teve queda na comparação com os embarques de dezembro/23 (-2%).
Em relação aos preços no mercado físico, o arábica acompanhou a valorização das bolsas, subindo cerca de 1,2%, enquanto o conilon ficou um pouco para trás, subindo apenas 0,9%, contra alta de 3,2% no mercado futuro. Nesta semana temos feriado de carnaval que paralisa os mercados até quarta-feira, porém o volume deve seguir fraco. Mercados parados também no mercado asiático, com feriado de ano novo.
Previsão do tempo:
Temos previsão de boas chuvas para o Espírito Santo, que vem recebendo chuvas regulares nas últimas semanas, trazendo alívio aos cafezais de conilon e minimizando prejuízos causados pelo calor excessivo do final de 2023. Modelos de precipitações mensais mostram boas chuvas para a segunda metade de fevereiro e chuvas acima da média histórica para março.
Para áreas de arábica, há previsão de boas chuvas também na região do Caparaó e Cerrado Mineiro, na faixa de 100 a 120mm na semana.
Previsão de chuvas para os próximos 7 dias – INPE
Mercado financeiro:
Na quinta-feira tivemos indicador de vendas no varejo do Brasil, que mostrou a resiliência de super e hipermercados, que tiveram crescimento de 3,7% no ano, contra queda de 1,3% no varejo total. O enfraquecimento mostra que a alta taxa de juros está fazendo efeito na economia brasileira, dando confiança de que o Banco Central pode seguir cortando a taxa de referência brasileira. Já na sexta-feira, dados da inflação, medidas pelo IPCA, vieram acima das expectativas do mercado, e com difusão bastante alta. Desta forma, o ritmo atual de cortes da Selic (0,5 p.p.) é reafirmado, com o mercado atualmente projetando que a queda siga até o patamar de 9,50% (de acordo com contratos de juros futuros) ou 9,00% (boletim Focus).