O consumo de café no varejo brasileiro caiu 15,96% em abril, em comparação ao mesmo mês de 2024. O principal motivo é a alta acumulada dos preços, especialmente do café torrado e moído. Nos quatro primeiros meses de 2025, o consumo recuou 5,13%. Em março, a queda foi de 4,87%, enquanto janeiro e fevereiro ainda registraram leves altas.
Segundo a ABIC, os preços do café moído subiram 80,2% em 12 meses, pressionando o consumidor final e reduzindo o volume comprado pelos supermercados.
Mesmo com a retração, houve uma pequena recuperação de março para abril, com aumento de 0,84% nas vendas. A oferta de grão cru ainda é considerada “seletiva”, dificultando o acesso a matéria-prima de qualidade.
Entre janeiro e abril, foram vendidas 4,75 milhões de sacas, contra 5,01 milhões no mesmo período de 2024 — a maior queda acumulada em 20 anos. No entanto, a demanda do consumidor final segue firme, segundo a ABIC. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontou um crescimento de 3,6% nas vendas de café no varejo direto ao consumidor no primeiro trimestre.
Fonte: Globo Rural