Leia a notícia completa aqui.

Resumo: As estatísticas da União Europeia indicam uma diminuição de 9% nas importações de café verde em junho de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 3,74 milhões de sacas. Para o ciclo de café 2022-2023, as importações acumuladas nos primeiros seis meses do ano diminuíram 4,1% em relação às estimativas. No entanto, o consumo de café na região aumentou 3% entre outubro de 2022 e junho de 2023 em comparação com o ano anterior. A projeção de aumento das taxas de juros na Europa pode impactar negativamente as importações e o consumo nos próximos meses, à medida que a economia enfraquece, mas a União Europeia permanece como o maior importador mundial de café.

Dados do mercado de café da União Europeia revelaram que os estoques de café caíram 12,6% de janeiro a maio de 2023 e as importações também sofreram flutuações se comparadas ao mesmo período do ano anterior. As informações são do boletim semanal da consultoria hEDGEpoint divulgadas nesta terça-feira (19/09), que compilou dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia​ (Eurostat) e da European Coffee Federation.

O levantamento mostra que, no final de junho, os estoques de café na UE totalizaram cerca de 11,5 milhões de sacas, uma variação de 12,6% abaixo da média dos últimos cinco anos. No entanto, junho marcou uma recuperação do grão armazenado com aumento de 3,7% em relação a maio de 2023. Em junho, a UE importou 3,74 milhões de sacas de café verde, quando no mesmo período de 2022 ultrapassou os 4 milhões, uma queda de cerca de 9%.

Para o ciclo de café 2022-2023, as importações acumuladas nos primeiros seis meses do ano totalizaram 34,9 milhões de sacas, uma diminuição de 4,1%. No entanto, esses números ficam aquém das estimativas apontadas pela consultoria de 36,5 milhões de sacas. Os números de importação também diminuíram 8% em comparação com o mês de maio, quando alcançou a marca de 4,06 milhões. De acordo com a análise da consultoria, apesar dessas flutuações, o bloco europeu permanece como o principal importador mundial de café.

Já o consumo de café, entre outubro de 2022 e junho de 2023, apresentou um aumento de 3% em relação ao mesmo intervalo de um ano antes. A projeção de alta na taxa de juros dos países europeus pode impactar nos próximos meses as importações e o consumo. “O Banco Central Europeu (BCE) elevou recentemente as taxas de juros, mas o sentimento de mercado sugere possíveis cortes futuros à medida que a economia enfraquece”, aponta a consultoria.