Os preços do petróleo iniciaram a semana em alta, com os contratos futuros subindo mais de 2% na manhã desta segunda-feira. Os temores de um agravamento dos conflitos no Oriente Médio, com os recentes ataques entre Israel e o Hezbollah, aliados à expectativa de um corte nos juros pelo Federal Reserve (Fed), impulsionaram a demanda por petróleo e, consequentemente, elevaram seus preços.

O que está por trás da alta:

  • Conflitos no Oriente Médio: Os ataques entre Israel e o Hezbollah, ocorridos no fim de semana, reavivaram as preocupações com a instabilidade na região e o potencial impacto sobre o fornecimento de petróleo.
  • Expectativas de corte de juros: A perspectiva de uma política monetária mais frouxa por parte do Fed, com possíveis cortes nas taxas de juros, estimulou o apetite por risco dos investidores, impulsionando a demanda por commodities como o petróleo.

Impacto nos preços:

O contrato do petróleo WTI para outubro registra alta de 2,35%, cotado a US$ 76,60 por barril, enquanto o Brent para outubro avança 2,40%, cotado a US$ 80,92 por barril.

Preços do petróleo Brent nos últimos 12 meses. Fonte: TradinView.