A origem do café

Não se sabe ao certo a origem do café, mas uma das lendas mais aceitas é a de que um pastor de cabras, observando seu rebanho, percebeu que quando os animais comiam um determinado fruto, ficavam saltitantes e cheios de energia. Com isso, ele decidiu levar o fruto a um monge, que preparou uma bebida a partir da infusão daqueles frutos e notou que aquilo o ajudava a resistir ao sono durante suas longas horas de leitura e orações. A partir daí, a bebida foi ganhando adeptos e aos poucos foi conquistando novos territórios. No entanto, foram os árabes os primeiros a cultivarem cafezais e foi por lá que a bebida se tornou popular. Inclusive, a palavra “café” tem origem árabe, da palavra qahwa, que significa “vinho”, e uma das principais espécies é chamada Coffea Arabica, em alusão à região na qual se tornou popular.

O café hoje

Atualmente o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás somente da água! O Brasil é o maior produtor e também maior exportador de café em grãos do mundo: estima-se que produzimos na faixa de 3,6 milhões de toneladas por ano, ou 60 milhões de sacas, o que nos faz responsáveis por 37% de toda a produção mundial.

Segundo dados da CONAB, considerando a safra de 2021/2022, teremos produção de aproximadamente 49 milhões de sacas de café (de 60kg cada, medida padrão do mercado), sendo cerca de 68% da espécie Arábica e 32% da espécie Conilon. As safras do café arábica sofrem grandes variações entre um ano e outro, pois a espécie sofre mais com os efeitos da bienalidade em relação ao conilon. A bienalidade ocorre pois, em geral, os cafeeiros se desgastam muito durante uma safra de grande produção, necessitando “descansar” na safra seguinte para, novamente, produzir uma grande quantidade.

Benefícios do café

São inúmeros os benefícios que o café pode proporcionar. Dente eles, os principais são:

  • Melhora a performance cognitiva e psicomotora;
  • Reduz o risco de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer;
  • Reduz o risco de cálculos renais;
  • Reduz o risco de diabetes tipo 2;
  • Reduz o risco de doenças respiratórias;
  • Interfere positivamente no humor;
  • Reduz o estresse;
  • Reduz o risco de AVC;

Com todos esses benefícios, dá vontade de beber litros de café diariamente, mas tome cuidado, pois em excesso pode ter o efeito contrário!